segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saúde

                Está sendo realizado nas Emeis (Creches) o tratamento de verminose,sendo direcionado pela médica reponsável com autorização dos pais .Foi realizado uma palestra, ministrada pela médica,com a participação de  professores, funcionários e pais,onde foi esclarecido sobre o tratamento.

Maria Helena e Maria Inês

Meio Ambiente - uma questão de respeito ao próximo

      A educação ambiental deve ser um dos pilares da educação do ser humano na atualidade, uma vez que estamos todos (con)vivendo num mesmo ambiente e passíveis de consequências em massa. No entanto, há uma questão controversa que dificulta a realização de ações pró-ambiente que surtam efeito: a eticidade do homem, a desigualdade socioeconômica, as ideologias vigentes.
      O sistema capitalista induz a um acirrado consumo, levando as pessoas a descartarem com facilidade seus bens, buscando outros com tecnologias mais modernas. Mesmo os menos favorecidos se sentem seduzidos pelo status propiciado por tais aquisições, priorizando-as no seu cotidiano.
      Além disso, há outros fatores que colaboram para a falta de ações, como por exemplo, o gerenciamento inadequado dos resíduos e do próprio material inservível.
      Porém, a destruição ambiental não se restringe a uma gestão inadequada de lixo, mas também da subserviência humana que, ao não não se reconhecer produtor de cultura, se exime das suas obrigações.

UM DIA DE CÃO

UMA TARDE, QUANDO ESTAVA SAINDO DA ESCOLA, SURGIU UMA CACHORRINHA QUE HAVIAM ABANDONADO. LEVEI-A PARA MINHA CASA E FIZ DELA CONTEÚDO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. CHEGUEI À  SALA E LI PARA ELES UM CONTO DE LYGIA FAGUNDES TELLES "BIRUTA", QUE RELATAVA A HISTÓRIA DE UM CÃOZINHO E SEU DONO. AO FINAL DA LEITURA, MUITAS CRIANÇAS ESTAVAM EMOCIONADAS E COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.CRIOU-SE UM APEGO EMOCIONAL COM OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DO TEXTO, O CÃO E O MENINO. SAÍ DA SALA E SEM QUE SOUBESSEM FUI BUSCAR A CACHORRINHA ABANDONADA. FOI UMA SURPRESA GERAL. ADORARAM, TODOS QUERIAM ABRAÇAR E MIMAR O ANIMALZINHO.ELA FICOU NA AULA SOB OS CUIDADOS DE TODOS. FIZEMOS LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE TUDO QUE SABIAM SOBRE OS CÃES. LI ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE ANIMAL E COMPLETAMOS O QUADRO QUE ESTAVA SENDO FORMADO NA LOUSA COMO UMA FICHA TÉCNICA.TRANSFORMAMOS ESSA FICHA EM UM TEXTO NARRATIVO. NO RECREIO TODAS AS CRIANÇAS PUDERAM TER CONTATO COM  O ANIMALZINHO ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO DE RESPEITO E AMOR COM A NATUREZA.                               MARILZA E CRISTINA                                                                 

Meio Ambiente

Nesta semana trabalhamos com os nossos alunos  a importância da preservação do meio ambiente,com o objetivo de despertar a consciência ecologica através de leituras, pesquisas, desenhos, cartazes, relatórios  e etc.Desenvolvemos estudos sobre a importância da economia de àgua, reciclagem do lixo,plantio de árvores,economia de energia etc.
O projeto foi realizado com sucesso, os alunos já tinham conhecimentos prévios sobre o tema, pois ja haviam visitado a Escola Ambiental  onde receberam informações importantes sobre a preservação e a sustentabilidade do planeta.Os objetivos propostos foram atingidos.                                            

BENICE ALVES
CASSIA MENDES

OS FETOS ESCOLHERAM A MACONHA?

                   Tanto se fala em combater as drogas, orientar os alunos e a comunidade sobre as consequencias sobre o uso das mesmas, do tráfico e de como se defender em tais ambientes. Agora em contrapartida vemos pessoas defendendo o uso da maconha, que na minha opinião é pensamento egoista no que diz respeito à mudança genética que ocorre no DNA, afetando principalmente o intelecto da criança  filhos de tais pais. Inconsequentes ou sem amor a vida?                                                                        Acredito também, e temo, que esse seja o primeiro passo para se pensar em outras liberações  absurdas sucessivas a esta.
                   Com certeza jovens receberão esta notícia como um incentivo.
                   Os professores que se cuidem!                                                                                            
                                                              MARTA MUNHÓZ

Experiências com temas transversais

Estou desenvolvendo um trabalho com meio ambiente, no qual o enfoque principal é preservação e conscientização por do ser humano como agente direto e responsável pela vida  do nosso planeta. 
Trabalhei com os acontecimentos da atualidade como os gases poluentes que estão contaminando e destruindo a camada de Ozônio, causando o efeito estufa e o aquecimento global e o que devemos fazer para salvar a vida na Terra.
Pedi para os alunos que pesquisassem e trouxessem para a próxima aula ,sugestões para poluir com   menos intensidade o meio ambiente. 
A atividade foi concluida com grande desempenho e sucesso.

Helena Maria Vieira Lopes

Meio Ambiente

De 1 a 6 de junho comemora-se a semana do  meio ambiente. É importante lembrar e trabalhar  esse tema na escola com os  alunos, pois preservar o meio ambiente faz parte do nosso cotidiano. Conscietizar através de trabalhos escolares individuais e em grupos levam os alunos a aprender  muito e respeitar a natureza.
Nós, professores conscientes, vamos valorizar e ensinar as crianças desde já a preservar o ambiente, assim teremos um futuro melhor para nós e para toda a humanidade.

Marli Spinelli
Roberta Faria da Silva

Saúde na Educação Infantil

               Como educadora, considero prioritário os ensinamentos sobre a saúde com as crianças pequenas, pois muitas chegam até nossas mãos sem as noções básicas, como por exemplo usar o banheiro, escovar os dentes, saber se alimentar (mastigar corretamente), tomar banho, etc.
               Cabe ao educador proporcionar atividades concretas a essas crianças para que possam desenvolver essas condutas básicas da vida de qualquer ser humano.





Ana Cláudia Meneghini Fontes

Dengue e a Educacão

Conscientização do aluno de que para acabarmos com a dengue precisamos ter educação, mantermos nossos quintais limpos, cuidarmos dos vasos para não haver depósitos de larvas, observarmos nossos vizinhos com a limpeza de suas casas e assim tentarmos acabar com esse mosquito tão pequeno que nos causa um mal tão grande.   As crianças fizeram pesquisas sobre o assunto,discutimos sobre alguns artigos e colocamos vários cartazes para sensibilizar a todos.
Lúcia/Marta





MEIO AMBIENTE

Nós, professoras de português e ciências, Milena e Adriani respectivamente, tivemos uma experiência muito boa ao foi visitar a Usina São Martinho. Lá os alunos (4º ano) puderam vivenciar temas estudados em sala de aula, tais como: mata ciliar, a quantidade de água potável desperdiçada em determinadas atividades do dia a dia, localização do Aquífero Guarani, importância da preservação de diversas espécies de plantas e animais na natureza.
O passeio foi bem aproveitado, pois a cada etapa havia um monitor explicando e tirando algumas dúvidas. As crianças puderam interagir e entender melhor o meio em que vivem.
Ao término do passeio, trouxemos uma muda de pau brasil, com a promessa de que seria plantada na escola. O que realmente aconteceu e hoje já está uma jovem árvore bem cuidada e que nos traz a lembrança de tal visita.
Como registro escrito foi produzido um relatório coletivo com os alunos sobre esta experiência.
Milena e Adriani

Visita dos Índios Caiapós.

No ano de 2009,na EMEF. Maria Aparecida Ortolan Bellini foi realizado um trabalho em equipe com todas as turmas sobre os índios Caiapós, seus costumes, hábitos e crenças, A minha turma, que era um quarto ano, ficou empolgadíssima em desenvolver essa pesquisa,pois, também seria o nosso tema da feira do livro daquele ano. Com o passar dos dias, era perceptível a todos da equipe escolar o interesse das crianças em saber mais sobre esse povo e pesquisar mais e mais. Lembro que o dia em que alguns integrantes dessa tribo veio visitar a escola, as crianças ficaram fascinadas e entrevistaram os índios,perguntando sobre tudo o que faziam em sua aldeia,seu modo de vida, os mesmos dançaram para os alunos e o produto final que foi o livro para a referida feira ficou riquíssimo. Foi realmente um trabalho gratificante e que me traz muito orgulho de ter participado,pois, também atentou as crianças para a importancia de conhecer outros povos e respeitá-los.
 
Adriana Mazer.

Temas Transversais

Somos professoras de quarto e quinto ano  e estamos na lida a muitos anos, já trabalhamos com todos ou quase todos os temas transversais. Eles estão presentes no nosso planejamento e principalmente no nosso dia-a-dia, a nossa rotina requer que façamos uma abordagem direta e intensiva com os nossos alunos. Nossa clientela é muito carente, apresenta um comportamento variado pela vivência,  presenciando situações e conflitos inapropriados pela idade no seu ambiente familiar, além de terem sua sexualidade aflorada.  Buscamos suprir uma parcela de suas necessidades, orientando-os, esclarecendo suas dúvidas através de debates, textos, diálogos e muito mais.

                                                                                             RITA E  CLÁUDIA

PLANTAS MEDICINAIS

Em uma feira de Ciências realizada na escola, pesquisamos a importância das plantas medicinais.
Trouxeram de casa artigos pesquisados em jornais e revistas.
Para complementar a pesquisa fomos a biblioteca da escola e aprofundamos a pesquisa em diversos livros.
Cada aluno trouxe de casa uma muda da planta que eles conheciam.
Os alunos plantaram essas mudas em potinhos.
Todos puderam conhecer a importância e a utilidade de cada uma dessas plantas.
Foi feito um livro de orientação sobre o uso dessas plantas e a importância delas na nossa saúde.
Eles explicavam aos visitantes da feira a função das plantas e serviam chás feito por eles.


Inês Guirao e Édila Fernandes

orientação sexual

Trabalhamos um projeto de sexualidade, nas 4º e 5º anos
Inciamos com uma palestras de um médico ginecoligista falando com os pais dos alunos, orientando-os sobre como falar com seus filhos, diante das perguntas e dúvidas, para darem mais abertura as conversas sobre tal assunto.
Conforme as professoras falavam na sala de aula e procuravam esclarecer as dúvidas, os pais também ajudavam a tirar as dúvidas, havendo maior aproximação entre eles.
Fizemos também uma caixinha de dúvidas para os alunos que não conseguiam perguntar diretamente, escreviam suas perguntas e colocavam na caixinha sem se identificar.
O trabalho foi de grande valia, pois esclareceu-se várias duvidas, incluindo as doenças DST/AIDS e gravidez precosse. 

Eliana Bighetti / Maria Augusta C.Pazin

Meio Ambiente

Neste ano de 2011, nosso trabalho em meio ambiente começou com o assunto: "Água, desafio urbano".
Somos professoras de 5º ano e para nossos alunos foi solicitado a elaboração de uma paródia.
Depois de conversarmos sobre o gênero textual, apresentarmos uma palestra com um especialista no assunto e ilustrarmos com exemplos digitais, cada aluno escolheu uma música de sua preferência.
Com o trabalho do professor na classe, os alunos montaram a sua paródia e entre as melhores, foi escolhida uma de cada sala (no total 3).
O interessante foi o produto final: a gravação de um CD de cada paródia escolhida, onde os intérpretes foram os próprios alunos.
Durante os recreios o CD foi ouvido com muito entusiasmo por todos da escola.
Foi Muuuuuuito Legal!  


Clau/Vice

TEMAS TRANSVERSAIS

             Trabalho com música na área educacional e gosto dos  resultados de todas as formas.
              A música torna o aluno mais equilibrado em suas atitudes e sem medo de enfrentar o novo. Passa a ter uma leitura mais ritmada, controle de voz, faz as divisões de  compasso sem receios de errar.
              É objeto de aprendizagem eficaz e fascinante.
              Também apresenta resultados positivos e muito satisfatórios na área de educação especial.
              Tente usar a música e terás uma grande satisfação com os resultados.




                                                                 SORAIA MUNARI

A importância de uma boa alimentação

    Para despertar no aluno a importância de uma boa alimentação para seu desenvolvimento físico,  utilizamos vários tipos de gêneros textuais como:cardápio da escola, receitas,textos informativos sobre tipos de vitaminas contidas em cada alimento,inclusive  trabalhamos  no concreto "salada de frutas",como produto final,  onde os alunos participaram degustando de forma prazerosa.  







                                                                                      Cristina e Ana Eumara

Apresentação do blog

Olá educadores,
Temos o compromisso de contribuir de maneira significativa para a construção de cidadãos, formando alunos críticos e participativos. Para isso, nossas práticas devem ser comprometidas com a realidade em que vivemos e com os direitos e responsabilidades de nossos alunos. Nesse contexto, é que foram incorporados os Temas Transversais às questões de Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Saúde, Trabalho e Consumo, ou seja, estas questões devem ser abordadas em nossas disciplinas por meio de um trabalho coletivo com a equipe pedagógica de nossa escola.
Agora, mãos a obra, este é um espaço, para iniciarmos nossos estudos para melhor entendimento sobre tais questões! Almejando melhorar continuamente nossa prática.